Carla Machado homenageia Narciza Amália com a maior honraria da Alerj

Carla Machado homenageia Narciza Amália com a maior honraria da Alerj
  • Publishedabril 3, 2025

Nascida exatamente há 173 anos em São João da Barra, no dia 3 de abril de 1852, Narciza Amália, poeta e primeira mulher jornalista profissional do Brasil, foi homenageada nesta quinta-feira (3) pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com a Medalha Tiradentes post mortem, maior honraria do Legislativo fluminense. A proposta foi da deputada Carla Machado (PT), prefeita do município sanjoanense por quatro oportunidades.

A medalha e o diploma foram recebidos por Nilza Ericson, bisneta de Narciza. Na mesa da solenidade, ao lado de Machado, a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi (União), a presidente da Câmara sanjoanense, Sônia Pereira (PT), e o historiador e jornalista sanjoanense Bruno Costa, biógrafo de Narciza.

Estudiosos e artistas que, ao longo dos anos, se dedicam a resgatar a relevância de Narciza para a literatura e para a luta pelos direitos das mulheres também compuseram a mesa. Entre eles pesquisadores como Anna Faedrich e Christina Ramalho, e a dramaturga Cilene Guedes. Completaram a mesa, ainda, a atriz Beth Araújo e Maria José, diretora da Escola Municipal Narcisa Amália, no Rio.

Com o plenário cheio — saíram quatro ônibus de SJB e Campos para o evento —, o encontro foi um tributo à poeta, jornalista, abolicionista e educadora Narciza Amália. “Reconhecemos não apenas a grandiosidade de sua trajetória, mas reafirmamos o compromisso de manter viva a sua memória e o seu legado. Que por décadas esteve injustamente esquecido”, salientou Carla Machado.

Também estiveram na solenidade os 13 vereadores de SJB. A centenária Banda União dos Operários marcou presença, com a execução do hino nacional e apresentações no encerramento.

— Ao concedermos esta medalha, reafirmamos nosso reconhecimento e nossa gratidão a Narciza Amália. Que sua obra continue a ser estudada, sua trajetória exaltada e seu exemplo seguido. Porque honrar Narcisa é honrar todas as mulheres que, com coragem e talento, se recusam a serem silenciadas — discursou a deputada Carla Machado.

About The Author