Câmara de SJB: com 44% mais cadeiras em disputa, número de candidatos cai 35%
Apesar do aumento de 44% no número de cadeiras na Câmara de São João da Barra, passando de nove para 13, o número de candidatos ao cargo é 35% menor que o de 2020. Na última eleição municipal, 128 candidaturas foram registradas, enquanto neste ano, 83. E não dá nem para levar muito em consideração a questão da mudança em número de candidatos por nominata, já que em SJB a medida não teve tanto efeito.
A proporção de candidato por vaga, sim, ficou bem diferente de 2020. Naquela eleição, para cada uma das nove cadeiras em disputa, em números aproximados, eram quase 15 candidatos. Já neste ano, são praticamente seis candidatos para cada uma das 14 vagas no Legislativo sanjoanense.
Com essa mudança, a perspectiva é que alguns vereadores, puxadores de voto das suas nominatas, briguem por recorde de votos na eleição deste ano. Além de ter menos candidato na disputa, o eleitorado passou de 36 mil, em 2020, para os atuais 42 mil. Sem contar que a abstenção naquele pleito, em meio à pandemia, ficou perto dos 20% — e a tendência é que neste ano seja um pouco menor.
Regras eleitorais não impactaram em SJB
Em 2020, cada partido podia montar sua nominata com 150% do número de cadeiras em disputa. No caso de SJB, com nove cadeiras, significa que cada partido poderia lançar até 14 candidatos. Neste ano, a regra limita em 100% mais um para cada nominata. Como a Câmara ampliou o número de vagas para 13, as nominatas em SJB novamente têm até 14 candidatos — esse é o número do União Brasil, federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB), Solidariedade, PSD e PL, enquanto o Novo conta com 13.
Enquanto neste ano seis nominatas estão na disputa, em 2020 foram 11 frentes em busca de cadeiras na Câmara. Na ocasião, no entanto, somente cinco partidos elegeram representantes para a Casa.
A relação com todos os candidatos a vereador de SJB você confere aqui.